Manuel da Silva Sant'Ana D'Araújo

nascido em 1932 em Almada e falecido em 1999.

 

 


Com surdez profunda desde tenra idade, depois de completar a 4ª classe, em 1942, com 12 anos foi trabalhar para junto do seu pai, Manuel Sant'Ana Araújo que era na altura cravador, em Lisboa, na empresa Araújo & Marques, onde começou a aprender a ser ourives e ao mesmo tempo a mostrar também os seus dotes no desenho. A empresa Araújo & Marques tinha como um dos sócios o seu tio Augusto Sant' Ána Araújo.


Enquanto seguia o seu percurso de ourives, entre os seus 16 e os 18 anos (1948 - 1950) complementou com estudos nas belas artes.

Com o falecimento do seu pai, a empresa Araújo & Marques entra em declínio acabando por encerrar quando Manuel da Silva Sant'Ana D'Araújo tinha os seus 17 anos em 1949.

Aos 18 anos (em 1950), através de um contacto efectuado pela sua irmã Ofelia Sant'Ana Araújo junto da Ourivesaria da Moda na Rua da Prata, tendo sido admitido de imediato, pouco tempo depois foi indicado para vir a trabalhar com Máximo Mendonça a quem continuou sempre a prestar serviços, mesmo quando iniciou a sua actividade por conta própria no ano 1972, 2 anos depois de se casar, vivendo nessa altura na Av. São João de Deus, no Areeiro, em Lisboa.

Foi pai de filho único em 1973 e em 1978 mudou-se para Almada, onde permaneceu nesta cidade até aos seus dias finais, sempre fiel à sua profissão de ourives.

A coroa da Nossa Senhora da Saúde demorou 1 ano e meio a ser construída e pesa 2.6 Kg. Coroa de Ouro e Pedras Preciosas para a imagem da Nossa Senhora da Saúde na Capela da Mouraria, obra construída por Manuel da Silva Sant'Ana D'Araújo em 1970 e que segundo ele, chegou a passar pelo menos numa das procissões. Coroa colocada na Santa por D. Gertrudes Rodrigues, esposa de Américo Tomás, na altura, Presidente da Republica. A fragilidade com que na altura a imagem da Santa demonstrava, entre peças de madeira rachadas e quase a descomporem-se, foi motivo de preocupação de D. Gertrudes perante os 2.6 Kg de peso da coroa em cima da cabeça da Nossa Senhora da Saúde.

 

 

Wallpaper (fundo de ecrá) realizado com peças de Manuel da Silva Sant'Ana D'Araújo

Resolução 1920 x 1080

 

 

Wallpaper (fundo de ecrá) realizado com peças de Manuel da Silva Sant'Ana D'Araújo

Resolução 1920 x 1080

 

 

 

Galeria nº1

 

Galeria nº2

 

Aqui pode encontrar várias peças desenhas por Manuel da Silva Sant'Ana D'Araújo.